Esmeraldas contará com novas oportunidades de formação profissional para jovens e adultos. Por meio de uma parceria entre a Escola Estadual Santa Quitéria, a Prefeitura de Esmeraldas e instituições estaduais, o município terá a oferta do curso técnico em Enfermagem e, a partir de 2027, do curso técnico em Administração, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissional.
A novidade representa um avanço para a educação profissionalizante no município, ampliando as possibilidades de qualificação e preparação para o mercado de trabalho.
O curso técnico em Enfermagem será oferecido na Escola Estadual Santa Quitéria e contará, neste primeiro momento, com 40 vagas. De acordo com a direção da instituição, a seleção dos participantes será realizada pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), conforme os critérios estabelecidos na resolução correspondente.
Por isso, os interessados devem realizar a inscrição diretamente no sistema oficial. A seleção não será feita pela escola, mas pelo próprio sistema, conforme os critérios definidos para o processo.
Inscrições: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Outra novidade é a previsão de oferta do curso técnico em Administração a partir de 2027, por meio da EJA Profissional, também na Escola Estadual Santa Quitéria. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação para quem deseja retomar os estudos e desenvolver competências para o mundo do trabalho.
A conquista é resultado do trabalho conjunto entre a Escola Estadual Santa Quitéria, a Prefeitura de Esmeraldas, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Estado de Educação e equipes da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B.
Durante a apresentação da novidade, a diretora Danielle Cristina destacou a importância da parceria entre as instituições para viabilizar a chegada dos cursos ao município e ampliar as oportunidades oferecidas à população.
A Prefeitura de Esmeraldas segue apoiando iniciativas que contribuam para o fortalecimento da educação e da qualificação profissional, ampliando as perspectivas de formação e inserção no mercado de trabalho para os moradores.
Os interessados no curso técnico em Enfermagem devem ficar atentos ao processo de inscrição e aos critérios de seleção estabelecidos pelo SUCEM. Como são apenas 40 vagas nesta primeira turma, é importante consultar o sistema oficial e acompanhar as orientações divulgadas.









