O Plano Minas Consciente é uma proposta elaborada pelo Governo de Minas Gerais que tem por finalidade a orientação da retomada segura das atividades, serviços e setores nos municípios durante a pandemia da COVID-19.
Por meio do Plano, indicadores da situação da COVID-19 nos municípios são levados em consideração, para estabelecer os graus de risco, classificados em ondas. Por meio destes indicadores e da avaliação de risco que ocorrem as tomadas de decisões quanto ao avanço, manutenção, ou regressão das ondas.
Considerando a última atualização do Plano Minas Consciente realizada nesta quinta- feira, 08/07/2021, a macrorregião (Centro), a qual o Município de Esmeraldas está inserido, avançou da onda vermelha para a amarela. No entanto, considerando a análise do Município de Esmeraldas sob a óptica dos parâmetros epidemiológicos e assistenciais da microrregional (Betim), o mesmo permanece classificado em onda vermelha até o dia 16/07/2021.
Dentre os Indicadores do Plano Minas Consciente, é elucidado a taxa de incidência de casos ativos de COVID-19 nos municípios e, quanto a esta, verifica-se que Esmeraldas apresenta uma taxa de incidência equivalente a 39 casos por 100.000 habitantes.
Nessa perspectiva, o Centro de Operações do Estado de Minas Gerais (COES-MG) considera que uma taxa de incidência de casos da doença menor ou igual a 50 permite o avanço de onda para municípios com até 30 mil habitantes, fato este que não se enquadra para o Município de Esmeraldas, já que o mesmo apresenta uma população que perfaz um total de mais de 70 mil habitantes.
Dessa forma, levando-se em consideração o aqui exposto, o Município de Esmeraldas não atende aos critérios para avançar para a onda amarela devendo, assim, permanecer em onda vermelha até a data estabelecida pelo Plano Minas Consciente (16/07/2021).
Para download do arquivo, CLIQUE AQUI
Fonte: Secretaria de Saúde