Notícias e Informativos

Prefeitura de Esmeraldas alerta para os cuidados nas festas de fim de ano.

Prefeitura de Esmeraldas alerta para os cuidados nas festas de fim de ano.

A Prefeitura de Esmeraldas, através da Secretaria Municipal de Saúde, ciente da elevada incidência de casos de síndrome gripal no município, considerando a transmissão comunitária da variante Ômicron (COVID-19) e a existência de casos confirmados da variante da influenza H3N2 (Gripe), expressa a preocupação sobre a saúde pública e fortalece a necessidade da adoção das medidas de prevenção por parte da população no cotidiano e, principalmente, nas festas de fim de ano.

Como a gripe e a Covid-19 têm formas semelhantes de transmissão – por meio de gotículas liberadas no ar quando uma pessoa contaminada espirra ou tosse - os meios de prevenção são os mesmos:

  • O uso de máscara facial cobrindo corretamente nariz e boca;
  • O uso de álcool em gel e a higienização das mãos;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes bem ventilados);
  • Manter o distanciamento social;
  • Evitar o contato com pessoas que apresentem sintomas gripais;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como, talheres, pratos, copos ou garrafas.

Sintomas:

 Os sintomas da gripe são similares aos da COVID-19, mas existem sintomas predominantes que podem ser característicos de cada uma das doenças.

Síndrome Gripal: Febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta, coriza, obstrução nasal e, pelo menos, um desses sintomas: dores musculares e articulares, mal-estar e dor de cabeça. Os sintomas são intensos nos primeiros dias de infecção, podendo a tosse persistir por duas ou mais semanas e a febre em torno de três dias.

Sintomas mais comuns Covid-19: Febre, tosse seca, cansaço, perda de olfato ou paladar. Sintomas graves: Dificuldade para respirar ou falta de ar, dor no peito e dor nas costas. Em média, os sintomas aparecem cinco ou seis dias após a infeção pelo vírus. No entanto, eles também podem levar até 14 dias para se manifestarem.

Caso apresente qualquer sintoma acima relatado, é de importância e responsabilidade evitar reuniões sociais e contatos com familiares que se enquadram dentro do grupo de risco. Recomenda-se que, em casos de sintomas leves, procure estabelecer uma alimentação balanceada e hidratação contínua. Caso perceba persistência dos sintomas as unidades básicas de saúde estão habilitadas para o recebimento de pacientes.

Quando devo ir ao hospital?

Devido a pandemia da COVID-19 ainda presente nos dias atuais e a iminência de variantes, recomenda-se que pacientes com sintomas gripais procurem o serviço hospitalar apenas em casos de apresentação de sintomas de difícil controle em casa, pessoas com doenças imunossupressoras, idosos, gestantes, crianças com sintomas graves e pacientes portadores de doenças crônicas (exceto hipertensão arterial sistêmica). Essa recomendação preconiza a otimização da espera no atendimento e reduz a exposição no ambiente hospitalar reduzindo o risco de contrair outra doença.

Imunização:

A vacina contra a gripe é ofertada nas campanhas de vacinação, ou seja, ocorre somente em um período específico do ano. Neste ano todas as doses do imunizante recebidas no município de Esmeraldas foram administradas e, portanto, não existem doses disponíveis nas salas de vacina do município.

Por outro lado, no que tange a vacinação conta a covid-19, os imunizantes continuam sendo ofertados nos pólos dispersos pelo município.