Esmeraldas recebe Mostra Noite de Cinema na Metropolitana com sessões de drive-in gratuitas

• Fonte: PME
  • Publicado em: 14/09/2021
  • Assunto: Cultura

Evento acontece no Parque de Exposições; programação inclui curtas nacionais com classificação livre

No próximo dia 16 (quinta-feira), Esmeraldas recebe a Mostra Noite de Cinema na Metropolitana. As sessões serão realizadas no Parque de Exposições de Esmeraldas. Serão duas sessões, uma às 18h e outra às 20h. Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes em função da pandemia da Covid-19, as sessões serão realizadas no formato Drive-in. A programação é gratuita, com retirada antecipada de ingressos na Casa da Cultura de Esmeraldas (Rua Visconde de Caeté, 126, Centro de Esmeraldas).

Serão exibidos cinco curtas metragens, todos brasileiros e com classificação livre (Picolé, Pintinho e Pipa; Cor de Pele; Foguete; Bá e Anderson).

Promovido pelo Coletivo Noite de Cinema, a mostra audiovisual vai circular em 16 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com sessões de cinema gratuitas em áreas abertas de espaços públicos e privados. O projeto é uma realização do Coletivo Noite de Cinema, que promove mostras e sessões de filmes gratuitas nas periferias de cidades da região metropolitana. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Vallourec e apoio das prefeituras locais.

Confira as sinopses dos filmes:

PICOLÉ, PINTINHO E PIPA – Ficção – 15m

Sinopse: O carro do troca-troca está passando em sua rua: garrafa velha, bacia velha, panela velha, garrafão de vinho, o moço troca por Picolé, Pintinho e Pipa... alô garotada, o carro do troca-troca está passando em sua rua... o moço vai lá em cima e volta! Pedrinho, figura principal, cerca de 12 anos, Juquinha, seu irmão mais novo, de sete anos, e os amigos: Morcegão, de 13, e Gargamel e Bebeco, os dois com 11 anos. Essas cinco crianças irão fazer de tudo para alcançar o carro do troca-troca antes que ele vá embora.

COR DE PELE – Documentário – 19m

Sinopse: Cor de Pele é um sensível documentário sobre a vida do menino albino Kauan, de 11 anos. Na bela cidade de Olinda, Kauan relata como é o dia a dia de sua átipica família, no qual tem cinco irmãos: dois albinos e três negros. Ele conta como lida com as dificuldades de ter a pele e visão sensíveis, sendo uma criança super ativa numa cidade que o sol brilha todos os dias do ano. Kauan é um menino cativante e engraçado, que luta para se encaixar na cultura local e provar que cor de pele não quer dizer nada. O doc é narrado por ele, e destaca a forma espontânea que ele conta sua vida e histórias.

FOGUETE – Ficção – 15m

Sinopse: No coração da cidade, um brinquedo atrai milhares de pessoas e une diferentes gerações. O desafio de subir e descer o foguete encanta pai e filho que brincaram no mesmo lugar e guardam segredos nunca revelados. É preciso ter coragem.

BÁ – Ficção – 14m

Sinopse: O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua “Bá” (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.

ANDERSON - Documentário - 20m

Sinopse: Anderson é um brasileiro de meia idade que tem paralisia cerebral. Ele foi convidado para fazer um curta metragem e só aceitou se o filme não fosse um drama. Ele conta com o companheirismo de seu irmão e a paixão pelo seu time para tentar atingir esse objetivo.