• Fonte: Secretaria de Saúde
  • Publicado em: 16/07/2021
  • Assunto: Coronavírus

Considerando o Relatório Técnico n° 56/SES/COES MINAS COVID-19/2021 emitido nesta sexta-feira, 16/07/2021, a macrorregião Centro bem como a microrregional Betim que, englobam o município de Esmeraldas, atende a critérios para continuidade na onda amarela, (Macrorregional Centro) e avanço de onda vermelha para amarela (Microrregional Betim).

Entretanto, quando realizada a análise dos Indicadores do Plano Minas Consciente, especificamente o que vislumbra a análise individual dos parâmetros epidemiológicos por município, verificou-se que na semana anterior, o Município de Esmeraldas apresentou uma taxa de incidência de casos ativos equivalente a 39 casos por 100.000 habitantes, enquanto que na semana atual, constatou-se que a mesma apresentou elevação para 50 casos por I00.000 habitantes.

Nesta seara, o Centro de Operações do Estado de Minas Gerais (COES-MG) considera que uma taxa de incidência de casos da doença menor ou igual a 50 permite o avanço de onda para municípios com até 30 mil habitantes, fato este que não se enquadra para o Municipio de Esmeraldas, já que o mesmo apresenta uma populção que perfaz um total de mais de 70 mil habitantes.

Ante ao exposto, cumpre-nos informar que, mesmo estando a macrorregião Centro bem como a micronegional Betim, em que o Município de Esmeraldas é parte, classificadas em Onda Amarela, o critério a ser seguido é aquele que impõe as medidas mais restritivas, conforme orientações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde em Minas Gerais (CIEVS-Minas).

Dessa forma, o Município de Esmeraldas deve permanecer em onda vermelha até a data estabelecida pelo Plano Minas Consciente (23/07/2021).

Para download do arquivo, CLIQUE AQUI