Notícias e Informativos

Programa Saúde da Família

  • Fonte: Saúde
  • Publicado em: 06/10/2017
  • Assunto: Administração

Você sabe o que significa PSF? Conhece os benefícios que ele pode oferecer à população? PSF significa Programa Saúde da Família, e foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. Ele visa uma mudança de foco no modelo assistencial, onde predominava o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em hospitais. Com a implantação do PSF, a família passa a ser o objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo de saúde, doença e necessidades de cada família.

Para implementar esse novo modelo assistencial, cada Unidade Básica de Saúde de uma determinada região atua por meio de equipes multifuncionais, que tem a responsabilidade de acompanhar um número definido de famílias localizadas em uma área geográfica delimitada.

As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, pode contar ainda com um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

Esses profissionais atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, bem como na manutenção da saúde desta comunidade. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade para realizar atividades de educação e promoção da saúde.

A atuação direta nas residências de moradores de uma comunidade são de responsabilidade dos agentes comunitários de saúde. Eles são o elo entre a população local e a Equipe de Saúde da Família. Os agentes, por determinação do programa, devem obrigatoriamente residir na mesma região em que atuam, fato este que proporciona a criação, manutenção e fortificação do vínculo com a comunidade. O contato permanente com as famílias é o que facilita e direciona o trabalho de prevenção e promoção da saúde realizada pelas equipes multifuncionais. Por exemplo, por meio das visitas, os agentes passam a ter o conhecimento se em determinada residência existem mulheres em processo de gravidez, ou se existem pessoas hipertensas ou diabéticas. Além disso, são identificadas as condições de moradia, saneamento e condições ambientais das áreas onde essas famílias residem. Todo o trabalho depende exatamente dessas informações, que são obtidas pelos agentes em contato direto com a comunidade.

Sendo assim, esta estratégia de saúde da família é de extrema importância para a vida saudável do esmeraldense. O programa permite que as equipes conheçam a realidade específica das famílias pelas quais são responsáveis, e que desenvolvam ações preventivas e de promoção à saúde que proporcionem uma maior qualidade de vida para a população.

Esmeraldas possui atualmente 14 unidades que trabalham este programa. Posteriormente, vamos publicar informações sobre cada uma dessas unidades para que a população tenha conhecimento sobre a prestação desse importante serviço de saúde para os esmeraldenses.