Blitz educativa de trânsito é realizada em Esmeraldas

• Publicado em: 25/09/2017
  • Assunto: Segurança Pública

Blitz educativa de trânsito é realizada em Esmeraldas

Na manhã desta terça-feira, dia 19 de setembro, aconteceu a campanha de conscientização do trânsito, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Esmeraldas, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres, foi realizada uma blitz educativa na entrada da cidade. Durante a abordagem, os condutores receberam folhetos com orientações importantes sobre a segurança no trânsito, bem como dicas para evitar possíveis infrações e penalidades, tais como:

• Celulares e outros aparelhos eletrônicos contribuem consideravelmente para a sua distração em vias públicas e podem gerar acidentes;
• Evite atravessar por entre os veículos que se encontram parados nos semáforos;
• Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas;
• Obedeça à sinalização;
• Reduza a velocidade ao chegar em cruzamentos não sinalizados;
• Use sempre o cinto de segurança;
• Sinalize antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas;
• Porte sempre os documentos obrigatórios do veículo, além dos documentos para a sua identificação;
• Somente usar o celular com o veículo estacionado.

Esta campanha faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, e tem como tema para o ano de 2017 “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando as boas atitudes entre condutores e pedestres, e promovendo o respeito e a cidadania. É importante que motoristas e pedestres saibam agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando os maus hábitos e as posturas negativas.

O Prefeito Márcio Belém esteve presente e, juntamente com o Secretário de Obras Bernardo Baudson, participou da entrega dos panfletos aos motoristas e motociclistas.