Esmeraldas recebe a 1ª Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas

• Fonte: Assessoria de Imprensa
  • Publicado em: 25/09/2017
  • Assunto: Saúde

A Prefeitura de Esmeraldas, por meio da Secretaria Adjunta de Políticas Sobre Drogas, promoveu a 1ª Conferência de Políticas Sobre Drogas do Município de Esmeraldas. O evento foi realizado na APAE, localizada à Rua Dorfina Maria Do Nascimento, nº 100, bairro São José.

Estiveram presentes algumas autoridades municipais, como o prefeito Márcio Belém, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Roberto Mauro, a Secretária Adjunta de Políticas Sobre Drogas Elizabete Costa, o Diretor de Cultura Paulo Pimentel, o Delegado da Polícia Civil Dr. Fábio Werneck e o Coordenador do Proerd em Esmeraldas Sargento Alexsandro.

O tema apresentado para a Conferência foi “Políticas Públicas Sobre Drogas para a Juventude”. O objetivo é construir e consolidar ações efetivas para a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como o tratamento a indivíduos e familiares que se encontram nesta situação. Além disso, propôs uma reflexão sobre quem são os jovens de hoje, buscando um conhecimento mais detalhado sobre a realidade em que vivem, a fim de orientar quais as políticas públicas devem ser trabalhadas.

O tema foi discutido em quatro eixos de análise:
• Educação = como trabalhar a prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas para a juventude dentro do contexto escolar;
• Mídia e Redes Sociais = qual é a linguagem utilizada pelo jovem nas mídias sociais, quais são os assuntos importantes abordados e como convocar este jovem à reflexão de temas importantes, como o uso abusivo de drogas a partir da linguagem da mídia;
• Participação Cidadã do Jovem = como criar no jovem a reflexão sobre o seu papel como cidadão, a reconhecer seus direitos e também os seus deveres e a participar ativamente da vida da comunidade e do município;
• Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e Esporte = quais são os papeis dessas quatro políticas na construção de uma prática humanizada para cuidar, acolher, tratar e proteger os indivíduos e as famílias que se encontram nesta situação de uso abusivo de álcool de outras drogas.
Para proporcionar uma riqueza maior de informações sobre as questões em foco, foram apresentadas duas palestras durante o evento:
• Juventude e Violência: a realidade do município de Esmeraldas, ministrada pelo Delegado da Polícia Civil Dr. Fábio Werneck;
• Palestra Magna: Políticas Sobre Drogas e Juventude, ministrada pelo Consultor Domiciano Siqueira.

A 1ª Conferência de Política Sobre Drogas do Município de Esmeraldas mostrou a real necessidade da construção dos direcionamentos de políticas de ações preventivas e do cuidado aos indivíduos e familiares em situação de uso abusivo de álcool de outras drogas, sempre em articulação com as demais políticas e com a participação de diferentes setores para que se cumpram os objetivos propostos.