Notícias e Informativos

Sinal digital em Esmeraldas - Fique atento

  • Fonte: Prefeitura
  • Publicado em: 04/09/2017
  • Assunto: Administração

Após 8 de novembro, o sinal digital será a única forma de assistir à programação da TV aberta em Esmeraldas e em outras 38 cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte. O sinal digital traz uma série de benefícios para os telespectadores. A qualidade da imagem e do som são os aspectos mais perceptíveis à população, pois não apresentam ruídos, chiados e interferências.

Após o desligamento do sinal analógico de TV, somente quem estiver apto a receber o sinal digital continuará assistindo à televisão e, por esse motivo, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para recebê-lo.  

Os televisores de tela plana fabricados depois de 2010 possuem o conversor interno, e estão aptos a receber o sinal digital. Entretanto, quem possui TV de tubo, é necessário adquirir um conversor. O equipamento, quando conectado à TV, possibilita que o aparelho continue funcionando. Televisores de tela plana, fabricados até 2010, também não são compatíveis com a nova tecnologia e, por isso, também precisam de um conversor.

O processo de migração já passou por Rio Verde, em Goiás, e pelas regiões do Distrito Federal (10 cidades), São Paulo (39 cidades), Goiânia (29 cidades) e Recife (14 cidades). Nessas localidades, quase 100% da população já se encontra digitalizada após o encerramento das transmissões analógicas.

 

Conversor Digital

Um dos objetivos desse projeto é que toda a população tenha acesso ao sinal digital. Para que essa meta seja atingida, o governo federal por meio da SEJA DIGITAL está distribuindo Kits gratuitos a pessoas que participem de programas sociais como, por exemplo, o bolsa família, o Minha Casa Minha Vida, o Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros. O Kit contém uma antena UHF, um conversor e um controle remoto.

As pessoas que tem direito a receber o Kit devem agendar um horário ligando gratuitamente para o número 147 ou acessando o site www.sejadigital.com.br.

Pelo telefone, além do agendamento, o esmeraldense pode tirar todas as suas dúvidas com relação ao sinal digital. Os Kits serão entregues no centro de distribuição dos correios, localizado a Rua São José, 354, Esmeraldas – MG, na data e horário marcados.

Reforçamos que a ligação para o número 147 é grátis, sendo assim, isenta de cobrança de tarifa.

 

Sobre a Seja Digital

 

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.