9ª Conferência de Saúde de Esmeraldas

• Fonte: Prefeitura
  • Publicado em: 25/08/2017

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde realizaram no dia 19 de agosto, em espaço cedido pela APAE, a 9ª Conferência de Saúde de Esmeraldas. O tema central foi “SUS – Direito e Compromisso de Todos – Acolhimento, Humanização, Resolutividade e Controle Social na Saúde Pública de Esmeraldas”.

O evento teve como objetivo a discussão e formulação de propostas para a Saúde Pública (SUS) de Esmeraldas, visando um modelo de atenção à saúde voltado para ações de promoção, proteção e prevenção à saúde do esmeraldense. Cerca de 150 participantes discutiram vários temas, dentre eles:

• Divulgação e implementação de cartilhas informativas (Ex: Asma, diabetes, hipertensão);
  • Criação de um banco de dados com a relação dos doadores de sangue da cidade;
  • Capacitação e qualificação de todos os profissionais de Saúde em Acolhimento;
  • Ampliação do número de equipes da Saúde da Família;
  • Ampliação do quadro de agentes de combate e controle da dengue, zika e chikungunya;
  • Promoção de campanhas educativas de conscientização em diversas áreas da saúde, tais como câncer, saúde bucal, vigilância em saúde, saúde mental, dentre outros.

Além dos grupos de discussão, houve votação das propostas elaboradas, eleição dos novos conselheiros e palestras com temas muito relevantes, como: “A Judicialização da Saúde”, “Ética e Cidadania” e “O Trabalho Como Missão”, ministrado pelo Dr. José Maria, Dra. Míriam Esteves e Dr. Rodrigo Pires, respectivamente. O Prefeito Márcio Belém esteve presente e realizou a abertura do evento.

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde está ligado diretamente com o Sistema Único de Saúde - SUS. A sua atuação garante a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos destinados à saúde e ao trabalho desenvolvido pelo SUS. A principal função desempenhada pelo Conselho é elaborar e controlar a execução da política pública da saúde regional. Dentre suas responsabilidades estão: controlar o dinheiro da saúde, monitorar a execução das ações na área da saúde, participar da formulação de metas e acompanhar as verbas encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.

Portanto, a atuação do Conselho Municipal de saúde abrange todas as áreas do setor, seja fiscalizando, obtendo informações, propondo estratégias ou mesmo tomando decisões nos limites de sua competência.