A Vacina é a melhor Prevenção

• Fonte: Prefeitura de Esmeraldas
  • Publicado em: 21/03/2017
  • Assunto: Saúde
A Prefeitura de Esmeraldas através da Secretaria de Saúde comunica que a vacinação contra a febre amarela será intensificada no município, em dois sábados consecutivos, 25 de março e 01 de abril, no horário de 08h00, às 16h00, nas unidades de sáude de: MELO VIANA - TIJUCO - SÃO PEDRO - NOVO RETIRO - TROPEIROS - URUCUIA - VARGEM - SÃO JOSÉ - ANDIROBA - BAMBUS - MANGA - CARACÓIS DE BAIXO - CONJUNTO CASTELO BRANCO - SANTA QUITÉRIA E CENTRO, na unidade “MARILDA SILVA LUCAS”.
A transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada do mosquitos Aedes aegypti e a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para a proliferação de novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.
Medidas de proteção individual devem ser tomadas, como a vacinação contra febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.
Quem não sabe se foi vacinado deve comparecer na unidades de saúde mais próxima de sua residência para ser vacinado. A vacina é a melhor prevenção e recomenda-se um reforço da mesma de dez em dez anos para manter a proteção.