Espírito de integração marca as semifinais dos Jemg

• Publicado em: 19/04/2018
  • Assunto: Esporte

Espírito de integração marca as semifinais dos Jemg

A manhã da última terça começou animada no ginásio do Campolina. Cinco partidas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) inauguraram a semifinal da etapa municipal da competição. Foram quatro jogos de futsal e um de handbol. Os resultados definiram os primeiros finalistas da etapa municipal.

Participaram estudantes do módulo I – de 12 a 14 anos de idade – e do módulo II – com idade entre 15 e 17 anos. O aspecto mais notado pelos profissionais que acompanharam as partidas foi o espírito de integração que envolveu os estudantes-atletas.

Conheça um pouco da história dos Jemg

Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma competição com mais de 20 modalidades esportivas envolvendo estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada do estado. A etapa municipal, a microrregional, a regional e finalmente a estadual. Os campeões da etapa estadual seguem para as Olimpíadas Escolares, em nível nacional.

Os jogos acontecem em quatro etapas, dois módulos, divididos de acordo com a faixa etária dos estudantes. As competições envolvem várias modalidades esportivas em categorias dividas por gênero e faixa etária: módulo I – de 12 a 14 anos de idade – e do módulo II – com idade entre 15 e 17 anos.

Esmeraldas participa da competição há cerca de 20 anos. O município já formou equipes de futsal, handbol, vôlei, peteca, basquete, xadrez e atletismo. O desempenho de maior destaque foi do futsal da edição 2015 dos Jemg, quando chegou à etapa regional (terceira) da competição, que antecede a estadual – penúltimo nível e seletiva para a fase principal, que são as Olimpíadas Escolares em nível nacional.

Neste ano, os Jemg mobilizam mais de 400 alunos e 50 profissionais do município, sem prejuízo das atividades escolares.