INSS inaugura agência da previdência em Esmeraldas

• Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional
  • Publicado em: 27/02/2018

A unidade será responsável pelo atendimento dos cerca de 70 mil habitantes do município. Agora o morador de Esmeraldas pode receber informações previdenciárias e orientações sobre benefícios sem precisar ir a cidades vizinhas. E a agência de Esmeraldas passa a ser mais uma opção de atendimento do INSS para moradores de Neves, Pará de Minas, Sete Lagoas, São José da Varginha, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Juatuba, Florestal, Capim Branco, Cachoeira da Prata e Fortuna de Minas.

A nova unidade vai iniciar suas operações gerenciando 6 mil benefícios. Esse volume representa um aporte financeiro mensal próximo de R$ 8 milhões. São mais recursos movimentando a economia do município.

Os segurados do INSS vão continuar contando com a facilidade de acesso e a garantia de atendimento por meio do sistema de agendamento feito pelo site www.inss.gov.br ou pelo telefone 135. Mas a abertura da agência de Esmeraldas traz uma novidade: até junho deste ano, o órgão federal pretende tornar o atendimento aos usuários totalmente digital. A garantia veio no pronunciamento do presidente do INSS, Francisco Paulo Soares Lopes.

Francisco Lopes fez um agradecimento especial à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em forma de reconhecimento. Desde setembro de 2015, os servidores dessa secretaria vinham absorvendo as demandas de serviços previdenciários da população. Marcação de perícias (Auxílio-Doença), de Aposentadorias (Idade, Tempo de Contribuição da zona rural e urbana), Salário-Maternidade, Auxílio-Reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC) de Assistência Social estão entre os serviços intermediados pelos servidores das unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Bolsa Família para atender à população assistida.

A unidade iniciou as atividades na manhã desta terça-feira com orientações e informações previdenciárias, marcação de atendimento sobre benefícios, como Salário-Maternidade e Pensão por Morte. O atendimento ao público será das 8h às 14h de segunda a sexta.

Além do presidente do órgão, Francisco Lopes, participaram da solenidade o Superintendente Regional do INSS Sudeste II, Paulo Eduardo Cirino, o Gerente Executivo do INSS em Contagem, Maurílio Nabak, o prefeito de Esmeraldas, Márcio Belém, os deputados Sávio Souza Cruz, Newton Cardoso Júnior e Leonardo Quintão, autoridades locais e de cidades vizinhas, servidores e a população em geral.